MISSÃO

Promover a inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias através de uma educação transformadora e sustentável, baseada em valores cristãos, visando o resgate integral da pessoa em sua dignidade, de forma que participe ativamente na sociedade.

 

VISÃO

Ser reconhecida por toda a comunidade da região da Fazendinha, no município de Santana de Parnaíba, como entidade de referência na inclusão social sustentável, na edificação de valores e no exercício da cidadania.

 

VALORES

  • Princípios cristãos, ética e família.

  • Integridade e exemplo

  • Amor ao próximo e aceitação

  • Serviço

  • Excelência e zelo

  • Colaboração e harmonia

 

História

O Profaz iniciou os seus trabalhos em Junho de 2000, como resultado da cooperação entre algumas mulheres membros da Igreja Presbiteriana em Alphaville lideradas pela Sra Bertha Cara, do casal de missionários, Pastor Ezequiel Alves Oliveira e sua esposa Dorinete Machado da Costa Oliveira e do casal Djalma Cipriano e Vanderleia Borges Medeiros Cipriano, evangélicos moradores na Rua do Matão na vila Poupança, bairro Fazendinha. Neste endereço se reuniam duas vezes por semana, com o objetivo de levar ensino religioso, ação social e oficinas de trabalhos manuais.

Com o crescimento do projeto, o trabalho saiu da informalidade e se constituiu como Pessoa Jurídica em 15 de setembro de 2002. Em 2003 a Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba cedeu uma área na Rua hoje denominada Maria Machado Faustino n.8 - Chácara Solar II – Fazendinha, para construção da sua Sede.  

Há anos vem contribuindo para a mudança e melhoria de vida de muitas crianças, adolescentes, jovens e famílias, através da educação transformadora e do ensinamento bíblico.

Os resultados alcançados, a carência dos moradores da região, a determinação e a perseverança dos voluntários do projeto tem estimulado o crescimento e o aprimoramento dos programas e das atividades. Os participantes tem tido a oportunidade de conhecer e desenvolver o seu potencial acreditando na possibilidade de uma vida mais digna e feliz.

REGIÃO ALCANÇADA

A região onde que o PROFAZ atua tem aproximadamente 40.000 habitantes, não possui infraestrutura adequada de esgoto, rede de água, iluminação das ruas.

Parte de sua população sofre com o desemprego ou subemprego e com baixa escolaridade, apresentam dificuldade para o trabalho e acesso à cidadania. A alta evasão escolar, alto índice de gravidez precoce, violência familiar, alcoolismo, dependência e comércio de drogas, contribuem para que as crianças e adolescentes não encontrem muitas oportunidades de desenvolverem seus talentos e os jovens, muitas vezes sem conhecimento e orientação apropriada, perpetuam um circulo vicioso de dependência do poder público. A maioria das famílias desse bairro é formada por migrantes – provenientes de estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.

 
 

OBJETIVOS

Por entender que os problemas estão relacionados à precária condição de vida e a falta de recursos da comunidade, o PROFAZ tem como objetivo, em parceria com a rede pública sócio assistencial, ajudar os assistidos em seus direitos básicos para diminuir as desigualdades sociais, fortalecer os vínculos comunitários e oportunidades diversas de aprendizagem que lhes permitam atuar de forma autônoma e criativa tornando-os capazes de dar novo significado à sua história.

A presença da família é o ponto fundamental para o desenvolvimento social e espiritual da criança, e devido sua disfunção, as atividades no PROFAZ procuram preencher os momentos de ociosidade que existem no dia a dia das crianças e adolescentes, com atividades edificantes num ambiente saudável e estimulante. Assim evita-se que eles fiquem na rua ou mesmo em casa sozinhos, além de aumentar o desempenho nas atividades escolares e ampliar sua visão de sociedade.

 

AÇÕES

As principais ações para alcançar esses objetivos são:

  • Promover atividades socioeducativas para introduzir conteúdos de cidadania e valores éticos e cristãos para os assistidos.

  • Ampliar o universo informacional e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

  • Utilizar o esporte como ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social para uma vida saudável;

  • Assegurar espaços para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

  • Complementar as ações com a família e com a comunidade, na proteção, no desenvolvimento de crianças e adolescente

  • es e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

  • Desenvolver ações para a comunidade que possam gerar fontes de renda e de trabalho, recuperando a sua autoestima e valorização pessoal.

  • Prestar serviços de assistência nas áreas social, saúde e bem estar, em complemento aos serviços oferecidos pela rede pública.

 

DEPENDÊNCIAS

 

©2020 por AGÊNCIA IPALPHA